terça-feira, 26 de outubro de 2010

Apresentando: Dr. Paty Soares - Coaboradora Shine*

É isso ai!
Agora o blog da Shine* tem uma contribuidora: a Nutricionista Paty Soares.
Somos um blog de Lifestyle ,então  a saúde é um dos temas e melhor ainda é vir dicas de quem trabalha com isso.
Espero que gostem!
A idéia é aumentar o número de colaboradores, muitas clientes e amigas andam colaborado diretamente, então vamos manter  as dicas oficiais!! assim podemos diversificar os temas  para nossa leitoras e clientes queridas!

Regime X Dieta 

Quando pensamos em cuidar da alimentação, pensamos logo  em fazer dieta ou regime, e para a maioria das pessoas isso significa basicamente martírio, “abolir” ou “glorificar” esse ou aquele alimento em seu dia a dia, mas segundo o entendimento prático e científico da nutrição e dos nutricionistas esses termos são substituídos por “controlar” ou “privilegiar” certos alimentos no plano alimentar traçado visando atingir os objetivos.

Compreender esses termos é determinante para o sucesso do atendimento nutricional, que busca o equilíbrio físico e mental ao longo da vida com o controle do peso, prevenção de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, colesterol alto, doenças do coração, cânceres, entre outras. 

Regime é um conjunto de regras e atitudes que devemos seguir com o objetivo de adequar a qualidade, quantidade e regularidade de nossa alimentação, e leva em consideração diversos fatores, como idade, sexo, cultura, religião, preferências, estado fisiológico, atividade física, profissão e até condições sócio-econômicas.

Já “Dieta” é uma estratégia alimentar focada nos tipos de alimentos e nutrientes que vamos ou não poder ingerir em nosso dia a dia alimentar, como as dietas da moda, ”dieta da sopa”, “das frutas”, “da proteína”, “do suco”, ou as dietas especiais, para pessoas que necessitam de cuidados específicos, como dieta para diabéticos, alérgicos a proteína do leite, intolerantes a lactose, dieta para hipertensos (Dieta Dash), dieta para intolerantes ao glúten, dieta para idosos, dietas para bebes e crianças, e outras infinidades.

Melhorar a alimentação não implica só em uma questão estética, mas a médio e longo prazo na qualidade de vida de hoje e longevidade de amanhã, assim o regime para o nutricionista é solução, enquanto a dieta medida paliativa, pode ser ou não utilizada dependendo dos objetivos, mas o seguir um regime é essencial.

Além disso, não é da natureza humana viver em dieta, manter esquemas alimentares monótonos e restritivos, se alimentar bem e de forma variada é uma questão de seleção natural, para darmos continuidade a espécie sem transferir genes modificados, doentes, como o da obesidade e diabetes.

Costumo dar 4 dicas a quem deseja melhorar a alimentação e o estilo de vida, ou seja, fazer REGIME:

1.    Tenha bom – senso em suas atitudes diárias a mesa e fora dela, pois quem a cabeça não pensa, o corpo padece
2.    Melhore um pouco a cada dia, “Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje”, como na filosofia Kaizen
3.    Cultive a disciplina, comportamento indispensável para a liberdade, na alimentação ou outros setores na vida
4.    Seja otimista, porque essa é a postura mental dos que vencem em seus planos de vida

Contato da Dr. Paty:  www.drapatysoares.com.br/blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário